Texto e performance

Numa apresentação, como no Sarau Vira Lata, as pessoas se propõem a apresentar um texto para quem está ali, exclusivamente para assistir, absorver e reagir. Engraçado como existe uma grande relação entre o texto em si, o que está sendo dito, e a performance, que faz parte do texto (ou é o texto que faz parte da performance?). Afinal de contas, o que é o elemento principal da apresentação? O que realiza de fato a poesia?

Image

Ao olharmos para uma música, ou uma apresentação musical, por exemplo, muitas vezes não é a letra da tal canção que nos emociona ou toma a nossa atenção, mas toda a performance em torno do que está sendo dito. Podemos dizer que no rock and roll a performance é protagonista?

E no rap? Como se constrói uma boa música? No freestyle, por exemplo, tenho pra mim que a performance é primordial para que a letra tenha efeito. Existe uma construção conjunta onde não se pode descolar um do outro.  É claro que a letra tem grande importância, mas ela vai sendo construída ao longo da performance. Se o cara é empolgante, o público vai na onda e as rimas vão tomando uma direção talvez muito diferente da que tomaria se o público estivesse morto (consequência do cara não ter uma performance muito empolgante, e por aí vai…).

Bom, era só uma pequena discussão que gostaria de colocar aqui pra galera!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s